Mudança em 2024: Perícia do INSS Limitada a 30 Dias Após Sanção de Lula

Com a sanção presidencial concedida pelo presidente Lula do PT, foi instituído um novo programa com vistas ao enfrentamento da extensa fila da Previdência Social. O órgão tem constantemente enfrentado críticas em relação ao atraso na prestação de serviços, em especial os relacionados à perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, esse programa tem por objetivo agilizar o andamento dos processos, reduzindo significativamente o tempo de espera pelos cidadãos. Até o final de 2023, a expectativa é de que a espera seja de no máximo 45 dias. Lupi adianta que a meta para o próximo ano é ainda mais audaciosa.

Quais são as metas para 2024?

Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a intenção é de que, até o final do próximo ano, a fila esteja reduzida a 30 dias. Um objetivo ambicioso que, se cumprido, será representativo para a população que depende dos serviços oferecidos pela Previdência Social. “Para isso, estamos fazendo uma série de medidas”, disse Lupi em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na última quarta-feira, 22.

De que maneira o programa irá atuar para a redução da fila da Previdência Social?

Ainda não foram revelados todos os detalhes das medidas que serão adotadas. No entanto, é esperado que haja intensificação dos esforços para execução das perícias e agilidade na tramitação dos pedidos de benefícios. Também é possível que venha a ser adotada uma ampliação do quadro de servidores do INSS e/ou realização de convênios com outras empresas ou entidades para auxiliar na realização das perícias.

Essas medidas visam dar celeridade aos processos, melhorando o atendimento ao público e reduzindo o estresse e a incerteza que envolvem a espera por benefícios. Por fim, essa iniciativa é mais um passo na direção de uma Previdência Social mais eficiente e justa, onde os cidadãos possam ter seus direitos garantidos em tempo hábil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.