Minimizando Desistências: Conheça o Projeto-Piloto para Perícias no INSS

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, em conjunto com o presidente interino do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg, lançaram um projeto-piloto inovador. O projeto visa diminuir o alto índice de cancelamentos das perícias médicas por ausência dos segurados. O local escolhido para o lançamento foi a Central 135 de Caruaru, em Pernambuco. A metodologia do projeto é simples, mas espera-se que seja efetiva. Os operadores da central entrarão em contato ativo com os beneficiários. O objetivo é confirmar se eles comparecerão no dia marcado para o atendimento ou, caso não possam comparecer, já remarcar a data da perícia.

Quais são os ganhos estimados com o projeto?

Se o projeto for bem-sucedido, ele será expandido para outras regiões, o que pode contribuir significantemente para a diminuição da fila de espera por perícia médica em todo o país. Estima-se um ganho potencial de até 20% sobre o total de atendimentos agendados. Este projeto marcou a presença de diversas autoridades, entre elas, o secretário-executivo do MPS, Wolney Queiroz, a deputada estadual Rosa Amorim, o superintendente do Nordeste, Rogério Souza, e o coordenador-geral de gerenciamento da Perícia Médica Federal, Darlan Wener.

Atendimento na Central 135 revela a realidade dos beneficiários

Durante a inauguração, Glauco aproveitou para fazer um atendimento surpresa a Érica Maciel, que representava a irmã Renata ao telefone. Ela comentou: “Eu estava em dúvida sobre a substituição da perícia presencial pela análise documental e me senti muito segura com a orientação do presidente. Foi um privilégio ter as explicações tão detalhadas e o melhor ainda foi saber que a análise documental representa ganho de tempo na conclusão do pedido de benefício”. O presidente interino teve a oportunidade de presenciar a operação do call center que recebe em média 45 mil ligações por dia, totalizando cerca de 1.185.328 chamadas no mês de maio.

Mutirão da Previdência Social do INSS no final de semana

Em adição ao projeto, a Previdência Social do INSS em Caruaru pretendera estar aberta neste final de semana (3 e 4 de junho) para atender os segurados que precisam de avaliação social e perícia médica. Durante o mutirão, serão realizadas 322 avaliações, inclusive à distância com a participação de 24 assistentes sociais dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia, Alagoas, Piauí, e Minas Gerais, além dos peritos médicos federais. Esse tipo de ação representa um grande esforço para diminuir o tempo de espera desses serviços essenciais e, assim, melhor atender a população. Para se manter atualizado sobre as ações do INSS, confira as redes sociais oficiais do órgão no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.