Lula não vai suspender benefícios por causa de prova de vida. Saiba detalhes.

Diante da recente notificação emitida pelo Ministério da Previdência Social, alertando sobre a possibilidade de mais de 4 milhões de beneficiários do INSS perderem seus salários devido à prova de vida atrasada, uma reviravolta ocorreu, evitando um cenário de aglomerações nas agências da Previdência Social.

Após um comunicado inicial que gerou apreensão, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reconsiderou sua posição, assumindo a responsabilidade de evitar cancelamentos e garantir a continuidade dos benefícios.

A preocupação inicial girava em torno de 4,3 milhões de pessoas que estavam com a prova de vida pendente, sendo 2,9 milhões nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, e 1,4 milhão nascidos em março. O Ministério da Previdência Social recomendou que esses beneficiários acessassem o INSS para realizar a comprovação necessária e evitar possíveis bloqueios em seus benefícios.

INSS

Desde janeiro do ano passado, o INSS tornou-se responsável pela prova de vida dos segurados, eliminando a necessidade de deslocamento até agências bancárias ou da Previdência. Essa mudança implicou no uso de cruzamento de dados, incluindo informações como a contratação de empréstimo consignado, a declaração do Imposto de Renda, consultas médicas em hospitais públicos, a renovação de documentos e até mesmo o login no aplicativo do INSS.

Entretanto, uma notícia preocupante surgiu quando o INSS declarou que não encontrou informações sobre mais de 4 milhões de pessoas com datas de aniversário entre janeiro e março. Diante disso, os segurados foram orientados a buscar formas de comprovação de vida dentro de um prazo de 60 dias após a notificação do atraso, podendo utilizar o acesso ao aplicativo do Instituto ou do banco, bem como comparecer pessoalmente às agências.

Essa situação gerou uma corrida às agências da Previdência Social, com milhões de pessoas temendo ficar sem seus salários. No entanto, o INSS emitiu uma declaração tranquilizadora, reiterando que a prova de vida é uma responsabilidade do poder público e que os aposentados e pensionistas não precisam se deslocar até o banco ou agência da Previdência.

A estratégia adotada pelo INSS consiste em realizar uma busca ativa, dirigindo-se ao endereço indicado no cadastro do segurado. Além disso, foi destacado que a prova de vida pode ser facilitada por meio do aplicativo do INSS, utilizando a conta no Gov.br, com nível ouro, como forma de acelerar o processo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.