Jornalista demitido por denunciar assédio na Record tem seguro-desemprego negado

O jornalista Elian Matte, que passa por um processo de recuperação de burnout e de assédios sexuais que alega ter sofrido na Record, enfrenta obstáculos para acessar seus direitos trabalhistas.

Desempregado e aguardando a resolução de processos judiciais, ele teve o plano de saúde cancelado pela emissora sem aviso e não possui a documentação necessária para solicitar o seguro-desemprego.

"Se não fosse minha família, estaria morando na rua", desabafa Matte.
“Se não fosse minha família, estaria morando na rua”, desabafa Matte.

Conforme apurado, Elian buscou o departamento de Recursos Humanos da Record para assinar a rescisão e obter os documentos para acesso ao benefício. No entanto, teria sido orientado a esperar a conclusão de seu caso na Justiça.

“Fui marcar consulta com meu psiquiatra e descobri que a Record já cortou meu plano de saúde em julho”, relatou Elian. “A ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) disse que vai assumir os custos do tratamento psiquiátrico, mas estou em choque”, completou.

Antes de cancelar o plano de saúde, a Record deveria ter oferecido a opção de Elian manter o benefício, arcando com os custos, mas isso não ocorreu, impedindo o jornalista de acessar os profissionais que o acompanhavam.

Seguro-desemprego

O impasse judicial também atrapalha o acesso ao benefício. Elian foi demitido em abril após denunciar o diretor Márcio Santos por assédio sexual.

O jornalista recorreu à Justiça, que determinou a reintegração de Matte sob pena de multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento. A Record também recorreu e foi dispensada de readmitir o ex-funcionário.

Sem resolução definitiva, Elian ainda não conseguiu a documentação necessária para solicitar o seguro-desemprego e depende da ajuda financeira de familiares e amigos.

Segundo o jornalista, a Record afirmou que não liberará os documentos enquanto o caso estiver em tramitação. “Se não fosse minha família, estaria morando na rua”, desabafou.

Resposta da Record

Até o momento desta publicação, a emissora não se pronunciou sobre as falas de Matte. Caso haja alguma resposta, a matéria será atualizada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.