INSS deixa aposentados e pensionistas revoltados com sistemas

Os sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrentaram falhas e interrupções completas em 67 dias durante o primeiro semestre deste ano, afetando a análise de pedidos de benefícios e aumentando o tempo de espera para os segurados.

De acordo com informações do g1, os dados abrangem o período de 1º de janeiro a 20 de junho. Maio foi o mês com o maior número de incidentes, registrando 14 dias de instabilidade, seguido por março, com 12 dias de falhas. Em 21 desses 67 dias, os sistemas ficaram inoperantes durante todo o dia.

Os sistemas afetados são administrados pela Dataprev, a empresa de processamento de dados do governo federal. Em declaração ao jornal EXTRA, a Dataprev informou que, até 20 de junho, ocorreram 35 interrupções em 7 dos 9 principais sistemas utilizados pelo INSS.

A Dataprev destacou que seus bancos de dados são monitorados continuamente, com rotinas de emergência para restabelecimento rápido das operações.

A empresa acrescentou que, durante o período analisado, os sistemas ficaram paralisados por um total de 137 horas e 25 minutos, o que representa menos de 1% do tempo de funcionamento previsto para esses serviços.

Veja a nota completa da Dataprev:

A Dataprev, empresa pública de tecnologia do Governo Federal que desenvolve e mantém sistemas para acesso a benefícios, direitos e programas sociais, esclarece que os dados apresentados na reportagem publicada pelo G1 nesta quinta-feira (4), referentes à paralisação dos sistemas da Previdência Social, não refletem a realidade.

Desempenho das Aplicações

  • A empresa informa que:
  • Prestação de Serviços: A prestação de serviços da Dataprev para a Previdência Social está alinhada com os padrões operacionais do mercado público e privado, atendendo a Acordos de Níveis de Serviço (ANS) estabelecidos em 98%.
  • Interrupções: De janeiro até o dia 20 de junho de 2024, ocorreram 35 interrupções em 7 dos 9 principais sistemas mantidos pela empresa para o INSS. No período apurado, o total de horas em que os sistemas ficaram paralisados foi de 137 horas e 25 minutos, representando menos de 1% das horas de funcionamento previstas para esses serviços.
  • Desempenho Específico: Dos 7 sistemas impactados, apenas o Prisma teve desempenho abaixo do ANS contratado, apresentando 44 horas e 56 minutos de indisponibilidade e impactando diretamente o processo de concessão somente no mês de março.
  • Monitoramento: As aplicações e bases de dados mantidas pela Dataprev são monitoradas em regime de 24/7, com rotinas para atuação emergencial visando seu pronto restabelecimento operacional, se necessário. Os data centers da Dataprev contam com uma infraestrutura avançada, com certificação internacional padrão Tier 3, que atesta alta disponibilidade dos sistemas.
  • Histórico de Confiabilidade: Há quase 50 anos, a Dataprev processa em dia os pagamentos dos benefícios para mais de 40 milhões de cidadãos e cidadãs brasileiras, sem atrasos.
  • Por fim, cabe ressaltar que os indicadores da Previdência Social ao longo do período mencionado apontam a redução contínua do tempo de espera para concessão de benefícios e a convergência dos prazos e cronogramas de atendimento com as normas vigentes. Isso demonstra que interrupções pontuais dos sistemas de TI mantidos e desenvolvidos pela Dataprev não impactaram a contribuição da empresa na crescente produtividade da Previdência Social.
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