INSS acaba de divulgar comunicado importante sobre antecipação do 13º. Confira.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta crucial para aposentados e pensionistas em sua última publicação no Instagram, esclarecendo dúvidas recorrentes sobre o pagamento do 13º salário. Conforme o comunicado, não haverá mudança nas datas de pagamento do benefício este ano, contrariando rumores que circularam nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação.

Anos anteriores

O INSS reforça que, nos anos anteriores, ocorreu uma antecipação excepcional dos valores devido à pandemia de coronavírus, uma medida temporária para auxiliar beneficiários durante o período crítico de saúde pública.

A decisão de antecipar o 13º salário nos últimos anos foi uma resposta direta aos impactos econômicos causados pela pandemia de COVID-19, proporcionando um alívio financeiro imediato para milhões de aposentados e pensionistas em todo o país. Contudo, com a normalização das atividades e a retomada da estabilidade econômica, o INSS optou por retornar ao cronograma habitual de pagamentos, seguindo as datas estabelecidas anteriormente para a liberação dos benefícios.

Canais oficiais

O instituto ressalta a importância de buscar informações apenas em canais oficiais, a fim de evitar a disseminação de notícias falsas que podem causar confusão e preocupação desnecessárias entre os beneficiários. A medida visa proteger os aposentados e pensionistas contra possíveis golpes e desinformação, reiterando o compromisso do INSS com a transparência e a segurança da informação.

O comunicado também serve como um lembrete para que todos estejam atentos às datas de pagamento e aos procedimentos oficiais, evitando assim qualquer transtorno financeiro. O INSS disponibiliza uma série de canais de comunicação, incluindo seu site oficial, aplicativo para dispositivos móveis e perfis em redes sociais, onde os beneficiários podem obter informações confiáveis, realizar consultas e acessar serviços de forma prática e segura.

Cuidado com as fake news

Em momentos de incerteza, a desinformação pode se espalhar rapidamente, causando mais do que apenas inconvenientes.

O alerta do INSS não apenas esclarece a situação atual em relação ao pagamento do 13º salário, mas também reforça a necessidade de uma comunicação clara e direta entre o instituto e seus beneficiários. A iniciativa de combater notícias falsas e manter o público informado demonstra o compromisso do INSS com o bem-estar financeiro de aposentados e pensionistas, assegurando que recebam seus direitos sem empecilhos e dentro do previsto.