Excelente notícia da Aneel para quem está preocupado com valor da conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ajustou, nesta quarta-feira (4), a bandeira tarifária para o mês de setembro, reduzindo o valor adicional que será cobrado nas contas de luz.

A decisão foi tomada após uma correção de informações técnicas realizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Veja mais detalhes a seguir.

Alteração da bandeira tarifária

A bandeira tarifária para setembro foi alterada de vermelha 2 para vermelha 1, o que implica em uma cobrança de R$ 4,463 a cada 100 quilowatts-hora (kWh). Essa mudança substitui o valor anterior da bandeira vermelha 2, divulgado na última sexta-feira (30).

Correção de erro no Programa Mensal de Operação

A mudança ocorreu após o ONS identificar um erro em seu Programa Mensal de Operação (PMO), que influenciou o preço de liquidação das diferenças (PLD), um dos parâmetros utilizados na definição da bandeira tarifária.

De acordo com o ONS, a falha envolveu uma “inconsistência” nos dados referentes ao despacho inflexível da usina termelétrica Santa Cruz em um de seus modelos operacionais.

Medidas de fiscalização

Em comunicado, a Aneel informou que a diretoria da agência decidiu iniciar processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição do PMO e no cálculo das bandeiras tarifárias.

Veja também: 5 dicas para economizar na conta de luz

Com a variação das bandeiras tarifárias, adotar práticas para reduzir o consumo pode ajudar a diminuir o valor da conta de luz. Confira cinco dicas para economizar:

  1. Aproveite a luz natural: Sempre que possível, mantenha janelas, cortinas e persianas abertas durante o dia. A luz do sol pode iluminar o ambiente, reduzindo a necessidade de lâmpadas acesas.
  2. Desligue aparelhos da tomada: Muitos dispositivos, como carregadores, televisores e computadores, continuam consumindo energia no modo stand-by. Desconecte-os da tomada quando não estiverem em uso.
  3. Use lâmpadas de LED: Substitua lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que são mais eficientes e duram mais tempo, consumindo até 80% menos energia.
  4. Otimize o uso de eletrodomésticos: Utilize máquinas de lavar roupas e louças apenas quando estiverem cheias e no modo econômico. Regule a temperatura da geladeira e do freezer de acordo com as instruções do fabricante e evite abrir a porta com frequência.
  5. Invista em manutenção e eficiência energética: Realize a manutenção periódica de aparelhos de ar-condicionado, aquecedores e ventiladores, limpando filtros e verificando o estado dos equipamentos. Equipamentos antigos e mal conservados consomem mais energia.

Adotar essas medidas pode contribuir para a redução do consumo de energia e, consequentemente, diminuir o impacto na conta de luz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.