Entenda o que aconteceu com a prefeita Geovana Gessner, de cidade de SC

A prefeita Geovana Gessner (MDB), de Trombudo Central, cidade localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, está internada em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) devido a uma trombose. A gestora municipal, de 39 anos, passou por uma cirurgia para amputar a perna esquerda na última segunda-feira (23). A situação de saúde da prefeita tem movimentado a cidade e chamado a atenção para a seriedade da trombose.

De acordo com um comunicado do diretório municipal do MDB, Geovana vem enfrentando uma “longa batalha” contra a trombose. Na última sexta-feira (20), ela apresentou complicações nas pernas e foi submetida a procedimentos médicos de alta complexidade que inspiram atenção e monitoramento constante dos médicos. A família da prefeita pediu orações e mantém a esperança em sua recuperação.

Conforme boletim médico divulgado na última segunda-feira, Geovana respira com a ajuda de aparelhos e está internada no Hospital Regional de Rio do Sul. Apesar do grave estado de saúde, o diretório do MDB de Trombudo Central destacou que a prefeita continuava a trabalhar, mesmo durante o tratamento com anticoagulantes. “Apesar da gravidade e do delicado tratamento com anticoagulantes, Geovana decidiu não se afastar dos trabalhos da prefeitura e seguiu cumprindo seus compromissos em meio ao sensível quadro clínico da sua saúde”, diz a nota.

Trombose e seus efeitos

A trombose é uma condição que ocorre devido à formação de coágulos sanguíneos nas veias, frequentemente nas pernas. Esses coágulos podem interromper o fluxo sanguíneo, o que pode levar a consequências sérias. Imobilidade prolongada é um dos principais fatores de risco. Pacientes internados por longos períodos ou que se submetem a grandes cirurgias têm o fluxo sanguíneo prejudicado, favorecendo a formação de coágulos.

Principais sinais de trombose:

  • Pernas inchadas
  • Vermelhidão e calor excessivo no local
  • Dores permanentes, especialmente na panturrilha, sem melhora após repouso

Esses sintomas são indicativos de trombose venosa profunda, e é crucial procurar assistência médica imediatamente ao percebê-los.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.