Descobrimos o que é preciso fazer para não ter benefício do INSS cancelado

Pente fino! O Benefício de Prestação Continuada (BPC), distribuído mensalmente a dois grupos distintos de beneficiários, desempenha um papel crucial na assistência a milhões de pessoas em todo o território nacional.

No entanto, os beneficiários precisam se manter atentos para evitar a perda do benefício nos meses seguintes. Isso se deve ao anúncio feito pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de que será realizado, neste mês, um minucioso processo de revisão entre os cidadãos inscritos no Benefício de Prestação Social (BPC).

Tal medida tem como propósito examinar se os beneficiários dessa iniciativa realmente preenchem os critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

O que vai acontecer em setembro?

A partir deste mês, alguns beneficiários poderão ser convocados para uma nova avaliação médica no Instituto. Além disso, os dados cadastrais dos beneficiários também serão submetidos a análise. Para isso, o Governo Federal poderá fazer uso do cruzamento de informações com outras entidades.

Se alguma irregularidade for detectada, o benefício do cidadão poderá ser suspenso. Atualmente, o BPC proporciona um auxílio de R$ 1.412 por pessoa beneficiada. Entretanto, esse montante pode ser interrompido em casos de inconsistências nos dados, por exemplo.

Requisitos para receber o BPC em 2024:

  • Destinado a idosos com mais de 65 anos que vivem em condições de vulnerabilidade social;
  • Também abrange pessoas com algum tipo de deficiência;
  • Em ambos os casos, é necessário cumprir critérios de renda;
  • O valor máximo mensal por pessoa na família não pode ultrapassar R$ 353;
  • Esse limite é estabelecido com base em 1/4 do salário mínimo;
  • Além disso, a família deve estar registrada no Cadastro Único (CadÚnico);
  • O processo de inscrição deve ser realizado presencialmente em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);
  • No caso das pessoas com deficiência, é também necessário passar por uma avaliação médica no INSS.

Como saber se preciso atualizar meus dados?

O INSS vai comunicar os beneficiários que precisam atualizar o cadastro por meio de SMS, notificações no aplicativo Meu INSS, ligações telefônicas, cartas enviadas pelos correios com aviso de recebimento, mensagens em extratos de pagamento da rede bancária, ou por chamadas da central de atendimento.

Inicialmente, 505 mil pessoas serão chamadas para realizar a atualização de cadastro. O número total de convocados, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), gestor do Benefício de Prestação Continuada (BPC), deverá chegar a 1,25 milhão de pessoas.

Em uma etapa posterior, o chamamento incluirá beneficiários que não realizam atualização cadastral há mais de 48 meses e aqueles com renda familiar acima do critério estabelecido.

Todos os casos passarão por uma checagem de dados. Beneficiários com indícios de irregularidades serão convocados para comparecer ao INSS.

Procedimentos para atualização de cadastro

Os beneficiários devem se dirigir ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da cidade. Aqueles que recebem o BPC e ainda não possuem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal estão sendo notificados, desde 1º de agosto, para realizar o cadastro no Cras.

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