Concurso do INSS: Prazo para Matrícula no Curso de Formação é Prorrogado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a prorrogação do prazo de matrícula para a segunda turma do curso de formação destinado aos 250 excedentes aprovados no recente concurso. A decisão, divulgada pelo Cebraspe, estendeu o período de matrícula até as 23h59 do dia 13 de dezembro de 2023, conforme horário oficial de Brasília/DF.

A matrícula deve ser efetuada exclusivamente pela Internet, através do endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/inss_22, com o envio da documentação exigida no Edital nº 37 – INSS, de 8 de dezembro de 2023. A organizadora destaca que a aceitação dos documentos será integral para os candidatos que enviarem todos os itens exigidos.

Uma nova opção de inserção de documentação foi adicionada ao sistema de upload de documentos, como informado pelo Cebraspe. Essa medida visa facilitar o processo para os convocados, garantindo maior eficiência e conformidade com as exigências do edital de convocação.

No que diz respeito ao curso de formação da segunda turma, a banca Cebraspe esclarece que a etapa terá caráter eliminatório e classificatório, com carga horária de 180 horas presenciais, realizadas em tempo integral no período de 3 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024, em Brasília/DF. Durante o curso, os candidatos matriculados terão direito a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo como auxílio financeiro.

A avaliação do curso incluirá provas objetivas e discursivas, sendo a primeira composta por 120 itens de tipo certo/errado, sem penalização por erros. A prova discursiva, valendo 30,00 pontos, consistirá em duas questões respondidas em até 15 linhas, abordando os conteúdos do curso. A nota final no curso de formação será calculada pela fórmula: NFCF = (NPO + NPD)/15, sendo eliminado o candidato que obtiver NFCF inferior a 7,00 pontos.

Além disso, há expectativas para um novo concurso INSS em 2024, conforme anunciado pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. O certame pode ofertar vagas para os cargos de Analista e Técnico, abrangendo diversas áreas de especialidade, reforçando a necessidade de preparação para os interessados em ingressar no órgão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.