Você já parou para pensar no que são benefícios sociais e como esses auxílios são cruciais para garantir uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos brasileiros? No artigo de hoje, nos propusemos a explicar com detalhes o que são esses benefícios, quem tem direito a eles e como acessá-los.
Os benefícios sociais são uma variedade de auxílios tanto oferecidos por empresas como pelo governo brasileiro, com o objetivo de melhorar a situação socioeconômica da população. São principalmente voltados para trabalhadores e famílias de baixa renda ou que estejam em situação de vulnerabilidade social.
Navegue Aqui
Para que servem os benefícios sociais e qual sua importância?
Basicamente, os benefícios sociais servem para aliviar dificuldades financeiras, ampliar a economia do país e em última análise, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.
Para as empresas e trabalhadores, a importância desses benefícios reside no fato de que eles podem trazer melhorias significativas, de acordo com as necessidades e objetivos de cada um. Já para as pessoas que vivem em vulnerabilidade, os benefícios sociais representam a possibilidade de suprir necessidades básicas e, especialmente, garantir o acesso a alimentos.
Quais são os benefícios sociais atualmente disponíveis no Brasil?
Os benefícios sociais no Brasil são bastante variados. Provavelmente você já ouviu falar em, ou talvez até tenha recebido algum deles. Alguns exemplos incluem:
- 13º salário: um valor adicional que o trabalhador registrado recebe ao final do ano, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante aquele ano.
- FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço): um fundo criado com depósitos mensais feitos pelas empresas em nome de seus empregados, com o objetivo de formar uma reserva monetária.
- PIS (Programa de Integração Social): um programa estabelecido em 1970, ainda hoje ativo, que permite acesso a um abono salarial anual.
- Auxílio Brasil: o novo programa de transferência de renda que substitui o Bolsa Família, destinado a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza em todo o Brasil.
- Carteira do Idoso: um documento que permite a pessoas com mais de 60 anos e com renda individual igual ou inferior a 2 salários mínimos, garantir acesso a transporte interestadual gratuito ou com 50% de desconto no valor das passagens.
Para descobrir se você tem direito a algum benefício social, se você for um trabalhador registrado, existem benefícios que, por lei, empresas são obrigadas a oferecer – e.g., 13º salário, PIS, FGTS, etc. Se você for cidadão de baixa renda, será necessário verificar os requisitos de cada benefício e manter o Cadastro Único ativo e atualizado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Você pode também consultar a elegibilidade para o Auxílio Brasil por meio do aplicativo específico para este benefício social, ou pelo aplicativo Caixa Tem. Para outros benefícios, como PIS e 13º salário, a consulta pode ser feita através do portal Meu INSS.
Perguntas frequentes
- Como consultar benefícios do governo pelo CPF? A consulta pode ser feita pelo portal Meu INSS ou por aplicativos próprios para cada programa, como é o caso do Auxílio Brasil e FGTS.
- Quais são os benefícios sociais do governo? Os benefícios sociais do governo são muitos, dentre eles podemos citar: Auxílio Brasil, Carteira do Idoso, PIS, FGTS, entre outros.
- Carteira de idoso é um benefício social? Sim. A Carteira do Idoso é um benefício social que permite a pessoas com mais de 60 anos e com renda individual igual ou inferior a 2 salários mínimos, garantir acesso ao transporte interestadual gratuito ou com 50% de desconto no valor das passagens.
- Como saber se tenho direito ao Auxílio Brasil pelo CPF? Basta instalar o aplicativo Auxílio Brasil em seu celular e utilizar o CPF para se cadastrar no app e entrar.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas sobre benefícios sociais. Siga nossas redes sociais e receba novidades sobre esses e outros temas importantes para você.