O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das instituições mais importantes para a população brasileira. Responsável pela garantia de diversos benefícios, como a aposentadoria, pensões e auxílios, o INSS precisa atender uma demanda enorme de pessoas diariamente. Para facilitar o acesso a esses serviços e diminuir a necessidade de atendimento presencial, surgiu a plataforma Meu INSS.
Seja pelo site ou pelo aplicativo, o Meu INSS tem como propósito tornar mais prático e rápido o atendimento de milhões de brasileiros que necessitam dos serviços previdenciários. Nessa matéria, iremos apresentar um guia completo sobre essa ferramenta, que tem revolucionado a forma como lidamos com a previdência social.
O que é o Meu INSS?
Criado em 2018, o Meu INSS consiste em uma plataforma digital criada para oferecer mais autonomia e agilidade aos segurados. Por meio dela, é possível solicitar benefícios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença e acesso a uma série de outros serviços e informações. Entre os principais, destacamos:
- Extrato Previdenciário (CNIS)
- Extrato de Empréstimo Consignado
- Agendamento de Perícia Médica
- Consultar Revisão de Benefício
- Aposentadoria por tempo de contribuição, idade, entre outros.
Como acessar o Meu INSS?
O Meu INSS pode ser acessado de duas formas: pelo site oficial ou por meio do aplicativo, disponível gratuitamente para download na Google Play Store ou na App Store. Para isso, é necessário realizar um cadastro, que pode ser feito seguindo as orientações a seguir:
- Acesse o site oficial do Meu INSS ou abra o aplicativo;
- Clique na opção “Entrar com gov.br”;
- Insira seu CPF e siga as instruções para criar a sua conta gov.br;
- Após a criação da conta, faça a autenticação através do desafio de imagens;
- Ao final do processo, clique em “Autorizar” na autorização de uso de dados pessoais.
Com esses passos, seu acesso ao Meu INSS estará liberado para realizar suas consultas e solicitações.
Realizando consultas no Meu INSS
Com o acesso liberado, você poderá realizar diversas consultas e solicitações de maneira rápida e prática. Entre as principais, destacamos como realizar a consulta de benefício pelo CPF e a solicitação de extratos de contribuição e de empréstimo consignado. Confira:
- Para consultar um benefício pelo CPF, acesse o aplicativo ou site e faça o login. Na tela inicial, você conseguirá visualizar as informações do benefício;
- Para consultar o extrato previdenciário (CNIS), na tela inicial, clique em “Extrato de Contribuição (CNIS)” no menu de serviços;
- Para consultar o extrato de empréstimos consignados, na tela inicial, clique em “Extrato de Empréstimo Consignado” no menu de serviços.