Cientistas confirmam que o sexo do futuro bebê depende do pai

Conforme crescemos, é comum ouvir de pessoas conhecidas que somos muito parecidos com algum de nossos pais. No entanto, a ciência revela que os genes paternos podem ser mais dominantes em muitas características. A genética é um campo fascinante que explica muitas peculiaridades sobre nossa aparência e saúde. Desde traços faciais até predisposições para certas doenças, os genes desempenham um papel crucial. 

A maioria das pessoas herda características específicas de seus pais. As crianças costumam herdar a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo.

O sexo do bebê é definido pelo pai. Da mãe, a criança sempre recebe o cromossomo X. Do pai, o feto pode receber um cromossomo X (resultando em uma menina) ou um cromossomo Y (resultando em um menino). Isso é um reflexo direto da composição genética do espermatozoide paterno.

Se um homem tem muitos irmãos, ele provavelmente terá mais filhos homens. Em contrapartida, se houver mais irmãs, a chance de ter uma filha é maior. Apenas alguns indivíduos possuem uma distribuição igual de cromossomos X e Y, o que garante probabilidades iguais de conceber um menino ou menina.

Inteligência e saúde mental herdadas dos pais

Os genes responsáveis pela inteligência estão predominantemente contidos no cromossomo X, herdado da mãe. Portanto, os filhos geralmente herdam a inteligência das mães. No caso das meninas, elas recebem a inteligência de ambos os pais, com apenas uma parte significativa sendo herdada da mãe e o restante sendo desenvolvido ao longo da vida.

  • Doenças mentais: Quanto mais velho o pai, menor a qualidade do esperma, o que pode aumentar a transmissão de genes mutantes associados a doenças mentais, como autismo, hiperatividade e transtorno bipolar.
  • Doenças cardíacas: Se o pai tiver qualquer doença cardíaca coronária, independentemente da idade em que teve o filho, a criança tem uma alta probabilidade de desenvolver uma condição semelhante.

Como a cor dos olhos é determinada

A cor dos olhos é um dos traços mais discutidos quando se trata de herança genética. A cor marrom dos olhos é um gene dominante. Portanto, se um dos pais possui olhos castanhos e o outro tem olhos azuis ou verdes, é mais provável que a criança tenha olhos castanhos.

Contudo, a cor azul dos olhos pode se manifestar caso ambos os pais carreguem o gene recessivo para essa cor. Azul e verde são considerados genes recessivos, o que significa que eles só se manifestam se ambos os pais portarem o mesmo gene recessivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.