Na última semana, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) emitiu uma nota para esclarecer questões relacionadas à verificação de dados dos beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que é o sistema de acesso ao Bolsa Família.
Saiba o que disse o MDS a seguir!
Bolsa Família: MDS emite comunicado para esclarecer polêmica
Esse comunicado foi emitido em resposta à propagação de um falso decreto nas redes sociais, o qual alegadamente proíbe as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de realizar a busca ativa de informações.
“A busca ativa para o Cadastro Único é uma estratégia que tem como objetivo localizar e incluir no Cadastro Único todas as famílias de baixa renda, prioritariamente as mais pobres, e atualizar os dados das famílias já cadastradas, sempre identificando corretamente as famílias”, afirma o comunicado do MDS.
Conforme as normas do CadÚnico, cada município deve visitar pelo menos 20% de seus cadastros nos domicílios das famílias.
Esse conteúdo falso está circulando online em um momento em que há esforços conjuntos entre União, estados e municípios para atualizar os cadastros e corrigir possíveis inconsistências, especialmente no que diz respeito ao Bolsa Família.
Portanto, o MDS alerta que a recusa em permitir a visita dos profissionais para a atualização cadastral pode acarretar na perda de benefícios e na exclusão do cadastro da família.