O secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Sergio Firpo, anunciou um ajuste nas revisões de perícias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que terão início em 2025.
A declaração surgiu após questionamentos sobre uma redução na previsão de economia com o programa no orçamento do próximo ano.
Firpo mencionou que uma economia de R$ 2 bilhões com pessoal está relacionada a reprojeções realizadas pelo Ministério da Gestão (MGI), sem fornecer detalhes adicionais sobre o tema.
Por outro lado, o secretário de Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Adroaldo Portal, informou que o governo prorrogou o programa de enfrentamento às filas da Previdência Social e alocou R$ 57 milhões para esse processo.
Portal também abordou o impacto da greve dos servidores do INSS, indicando que a paralisação tem causado uma redução de 4% na produtividade diária do órgão.
No entanto, ele afirmou que a greve não está comprometendo a agenda de revisão de gastos e não afeta as operações do órgão neste momento. “Se a greve continuar, o que não acredito que ocorrerá, não está afetando”, acrescentou.