Atendimento em Massa: INSS Brilha no Final de Semana de Mutirões!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem realizado ações de grande impacto visando o atendimento extraordinário, os chamados mutirões, para acelerar as avaliações sociais e as perícias médicas presenciais. Essas ações, realizadas em parceria com o Ministério da Previdência, são voltadas especificamente para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas com deficiência de baixa renda.

Nos últimos dias, os números de atendimento têm se destacado. Durante o último final de semana, mais de 7500 atendimentos foram realizados em diversas regiões do país. Só no megamutirão de perícias em Maceió, Alagoas, foram feitos 3.364 atendimentos. Em seguida, o Estado do Rio de Janeiro apresentou o segundo maior número de atendidos, com um total de 1.384 segurados atendidos.

Como foram os Mutirões de Perícia Médica?

No Piauí, as cidades de Teresina e Parnaíba foram anfitriãs de mutirões durante o final de semana. Ao longo dos dois dias de ação, o INSS conseguiu realizar 411 atendimentos entre avaliações sociais e perícias médicas. Em suas ações, o INSS tem contado com a participação ativa dos próprios requerentes que realizam o agendamento dos serviços por meio do aplicativo ou site Meu INSS ou ainda pela Central 135.

Na região Nordeste, também houve atendimento em Fortaleza, Aracaju, Maranhão, Caruaru e Petrolina, em Pernambuco, Campina Grande e Aracaju. No total, 1.079 pessoas passaram pelas agências da Previdência Social na região.

Quem pode requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

O BPC pode ser requerido por qualquer pessoa com deficiência, desde que a renda familiar seja de até 1/4 do salário mínimo per capita, calculada com base nas informações do Cadastro Único (CadÚnico) e nos sistemas do INSS. Vale ressaltar que para ter direito ao benefício, não é necessário ter feito contribuições para o INSS. No entanto, é importante estar ciente de que o BPC não garante o direito ao 13º salário e nem deixa pensão por morte.

O projeto dos mutirões de BPC e perícia médica faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). As ações devem se estender até novembro de 2023, com previsão de continuação do projeto em 2024.

Seguindo no esforço de diminuir a fila de requerimentos que esperam por perícia médica, as agências da Previdência Social passaram a receber, a partir do dia 23 de outubro, o atestado médico como alternativa ao exame pericial, sem a necessidade de agendamento. Assim, o INSS tem buscado aumentar a eficiência e agilidade de seus serviços, visando beneficiar um maior número de cidadãos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.