Alerta! Conversas online podiam ser escutadas através deste software

O grupo empresarial Cox Media Group está no centro de uma polêmica após ser acusado de desenvolver um software capaz de escutar e identificar áudios de celulares e outros dispositivos eletrônicos. A ferramenta, denominada Active listening (escuta ativa), tem como objetivo personalizar anúncios baseados nas conversas dos usuários.

Essa denúncia surgiu por meio do site norte-americano especializado em tecnologia, 404 Media, que conseguiu acessar uma apresentação da Cox Media Group destinada a potenciais clientes. O software teria sido configurado para capturar dados de microfones presentes em diversas tecnologias, como celulares, smart TVs, notebooks e dispositivos inteligentes como a Alexa.

Como a tecnologia da Cox Media Group funciona?

A apresentação vazada pelo 404 Media não especifica exatamente quais dispositivos são alvo da captura de voz, mas destaca que “os consumidores deixam um rastro de dados com base em suas conversas e comportamento online”. A inteligência artificial envolvida utilizaria mais de 470 fontes para coletar e analisar o comportamento dos usuários.

Passo a passo do funcionamento do software:

  • Captura de dados de microfones em celulares, smart TVs e notebooks.
  • Análise do comportamento online e conversas dos usuários.
  • Criação de listas de público-alvo em um raio de até 16 quilômetros.
  • Utilização de mais de 1,9 trilhão de dados de comportamento diariamente.
  • Feedback alinhado com produtos oferecendo anúncios direcionados.

Segundo a Cox Media Group, o software analisa vastas quantidades de dados diariamente, utilizando essas informações para construir listas de públicos que estejam “prontos para comprar” produtos e serviços dos clientes do grupo. A tecnologia avalia o comportamento do cliente em centenas de sites populares, criando um banco de dados robusto para direcionar anúncios de forma mais precisa.

Amazon, Google e Meta utilizam a tecnologia?

Entre os parceiros citados no material da apresentação, estão gigantes da tecnologia, como Amazon, Google e Meta (responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp). Contudo, a apresentação não deixa claro se essas empresas utilizam especificamente o software desenvolvido pela Cox Media Group.

Posicionamento das grandes empresas

Tanto o Google quanto a Meta responderam ao 404 Media, confirmando parcerias, mas ressaltaram partes específicas:

  • Google: Afirmou ter removido o Cox Media Group do seu programa de parceiros recentemente.
  • Meta: Admitiu uma parceria geral, mas negou usar o software para publicidade direcionada.
  • Amazon: Negou qualquer parceria atual ou futura com a Cox Media Group em relação ao software.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.