Câncer de língua, causa da morte de Alberto Fujimori, afeta milhares de pessoas

O ex-presidente peruano, Alberto Fujimori, faleceu nesta quarta-feira (11), aos 86 anos. A morte foi confirmada por sua filha, Keiko Fujimori, em comunicado oficial. O político, que governou o Peru por uma década, estava em tratamento contra um câncer de língua.

Keiko Fujimori declarou que seu pai passou por uma longa batalha contra a doença: “nosso pai, Alberto Fujimori, acaba de partir para o encontro com o Senhor. Pedimos àqueles que o estimaram que nos acompanhem com uma oração pelo descanso eterno de sua alma. Obrigado por tudo, papai.”

Fujimori havia sido preso duas vezes, condenado por crimes contra a humanidade, além de enfrentar acusações de corrupção e fraude.

O ex-presidente governou o país entre julho de 1990 e novembro de 2000 e estava internado em estado grave em Lima. Mais cedo, o médico pessoal, Alejandro Aguinaga, relatou que ele estava “lutando pela vida” e pediu respeito à privacidade da família.

Nos últimos meses, Fujimori recebia tratamento na casa de sua filha, no bairro de San Borja, em Lima, após ter sido liberado da prisão. Em maio, ele foi diagnosticado com um tumor maligno na língua, tendo já anunciado, em 2018, a existência de um tumor no pulmão.

Câncer de língua

O câncer de língua é uma doença grave que afeta milhares de pessoas anualmente. Este tipo de câncer pode surgir tanto na própria língua quanto na base da boca.

Os sintomas iniciais incluem pequenas feridas que não cicatrizam, dificuldades para falar ou engolir, e frequentemente passam despercebidos. Reconhecer esses sinais e procurar atendimento médico imediato são passos fundamentais para a recuperação e manutenção da qualidade de vida.

Causas do câncer de língua

O câncer de língua, também conhecido como câncer oral, pode ter diferentes causas, sendo o tabagismo e o consumo excessivo de álcool os principais fatores de risco. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de câncer é um dos mais comuns no Brasil, especialmente entre homens acima dos 40 anos.

Outros fatores associados ao desenvolvimento do câncer de língua incluem:

  • Infecções pelo HPV (papilomavírus humano);
  • Dieta pobre em frutas e vegetais;
  • Histórico familiar de câncer oral;
  • Condições pré-cancerígenas, como leucoplasia e eritroplasia.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.