Domingão pode chegar ao fim por decisão judicial após 35 anos no ar

Na semana passada, uma notícia envolvendo o tradicional programa da Globo, Domingão com Huck, deixou muitos telespectadores preocupados. A emissora está diante do risco de ter que retirar a atração do ar. De acordo com informações reveladas pelo colunista da Veja, Valmir Moratelli, o canal de Roberto Marinho tem travado uma batalha judicial pelo controle do nome utilizado no programa comandado por Luciano Huck.

A disputa se estende por cerca de seis anos, desde que a Globo descobriu que o registro do termo “Domingão” foi inviabilizado por ser considerado uma imitação de outro já registrado.

A situação se complicou porque o músico Nil Bernardes, proprietário da banda Domingão, havia registrado o nome do grupo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) alguns anos antes, quando o programa ainda era apresentado por Fausto Silva. Como resultado, o INPI bloqueou a autorização para que a Globo continuasse usando o termo ‘Domingão’.

Em 2018, a emissora carioca tentou reverter a situação ao solicitar a “nulidade administrativa do registro de marca”, mas a briga prosseguiu. Em julho deste ano, a justiça deferiu a petição que alegava a caducidade do registro da marca por falta de contestação. Conforme o documento ao qual a Veja teve acesso, o titular da marca ‘Domingão’ foi intimado a se manifestar no prazo de 60 dias.

Consequências da decisão judicial

Se o titular da marca não conseguir provar que ainda faz uso do nome ou justificar seu desuso por razões legítimas, a Globo pode enfrentar sérias consequências. A emissora pode ser obrigada a tirar o Domingão com Huck do ar ou a alterar o nome do programa, o que representaria um grande impacto para a programação de domingo, que é um dos horários mais prestigiados da TV brasileira.

O desfecho dessa batalha judicial ainda é incerto, mas uma coisa é clara: os telespectadores estão ansiosos e preocupados com o futuro do programa. Seja qual for a decisão judicial, o impacto será significativo para a Globo e para o público que acompanha fielmente o Domingão com Huck.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.